A Electrosteel implementou uma estratégia global sustentável através de um plano de ação simultaneamente social, económico e ambiental.
A Electrosteel multiplica as ações no domínio social para todos os intervenientes da empresa: melhoria da segurança, desenvolvimento do espírito empresarial, redução da penosidade das tarefas, melhoria da comunicação através da implementação de cursos de inglês e informática gratuitos, formações a favor da inserção profissional...
O local de produção foi a primeira fundição de tubos e conexões em ferro dúctil a beneficiar da norma ambiental em 2003.
Solicite o balanço carbónico personalizado correspondente ao seu caderno de encargos.
Abastecida por caminho-de-ferro, a fábrica principal está estabelecida a menos de 300 km das minas de carvão e ferro.
As águas residuais são tratadas numa unidade integrada na fábrica e reutilizadas para os circuitos de arrefecimento, a irrigação dos espaços verdes e para a limpeza da via pública; o calor libertado pelo alto-forno é recuperado para alimentar um forno de recozimento dos tubos.
Todas as expedições são realizadas por barcos e péniches através do porto situado a menos de 30 km da fábrica; o transporte marítimo de produtos acabados/semiacabados economiza 30% de frete marítimo em comparação com o transporte de minérios.
As emissões de gás da coqueria e da fábrica de Cynther são recuperadas para produzir 12MW de energia.
A central elétrica Electrosteel de Halida funciona por recuperação dos resíduos energéticos, segundo o princípio do desenvolvimento sustentável.
Para além das escolhas ambientais do grupo, todo o sistema económico da Electrosteel assenta num princípio de desenvolvimento sustentável, pela própria natureza dos seus produtos. O ferro dúctil é de facto um material fabricado a partir de matéria-prima natural, o minério de ferro, e reciclável infinitamente sem perda de desempenho do metal de ferro fundido.
A embalagem das conexões Electrosteel é realizada a partir de caixas e paletes em madeira recicladas a 100%.
A espessura de metal reforçada dos tubos e conexões Electrosteel, com um revestimento de liga Zinco-Alumínio e PUX dos tubos e os 250 microns Epoxy mínimos das conexões, permite a reutilização dos terrenos naturais para o aterro.